A Escola SESC está desenvolvendo um Programa com as Escolas Públicas de Ensino Médio. A primeira iniciativa foi o “Encontro das Escolas Públicas”, nos dias 14 e 28 de maio, que contou com a participação de mais de 120 pessoas de dez escolas públicas estaduais. Posteriormente, foi organizado um Grupo de Trabalho (GT ampliado), com reuniões mensais, para o planejamento e execução do Programa de forma descentralizada e com representação das escolas. Para iniciar as atividades do GT ampliado, realizamos uma reunião no dia 7 de junho, das 17h às 19h, na Escola SESC de Ensino Médio (Av. Ayrton Senna), com a participação de 33 pessoas de cinco escolas envolvidas no Programa.
Nesse sentido, convidamos a comunidade escolar para a próxima reunião do GT ampliado a ser realizada no dia 28 de junho, das 17h às 19h, no CAIC Theóphilo de Souza Pinto (Praça do Terço -Nova Brasília, S/N).
Seguem informações e orientações:
a) O GT ampliado é um espaço aberto para proposições e reflexões sobre o Programa, com acesso livre para gestores, professores e estudantes das escolas públicas estaduais;
b) A Unidade Escolar que desejar participar do GT ampliado deverá manifestar sua adesão (email: artexes@gmail.com) e ter, no mínimo, uma representação composta por um gestor, um professor e um aluno;
c) Para a reunião do GT, no dia 28 de junho, a Unidade Escolar poderá indicar livremente, sem número definido, os nomes de seus representantes. Essa indicação deverá, também, ser encaminhada, até o dia 27 de junho, para o email: artexes@gmail.com;
d) As Proposições do Plano de Ação do Programa SESC devem ser elaboradas conforme documento orientador em anexo;
e) A reunião do dia 28 de junho terá com pauta:
. Apresentação síntese das Proposições de Ações encaminhadas pelas unidades escolares;
. Elaboração do Plano de Ação do Programa com as Escolas Públicas de Ensino Médio.
Atenciosamente,
Carlos Artexes Simões
Coordenador do Programa
PROGRAMA SESC COM AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO
PARCERIA COM AUTONOMIA
DOCUMENTO ORIENTADOR PARA ELABORAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES DO PLANO DE AÇÃO
1) Poderão elaborar proposições para o plano de ação do Programa: gestores, professores e estudantes das escolas que fizerem adesão ao Programa SESC com as Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio.
2) As proposições elaboradas devem seguir o modelo abaixo e devem ser encaminhadas ao Comitê Gestor (email: artexes@gmail.com) até o dia 27 de junho e, se possível, antes desta data.
3) Sugerimos que as proposições sejam, inicialmente, debatidas com a comunidade escolar e, posteriormente, encaminhadas ao Comitê Gestor.
4) Quaisquer dúvidas sobre a elaboração das proposições poderão ser esclarecidas por email (artexes@gmail.com).
5) O Comitê Gestor organizará as proposições das escolas e encaminhará uma síntese das ações apresentadas antes da reunião do dia 28 de junho.
Contamos com a sua parceria neste Programa!
Comitê Gestor
PROGRAMA SESC COM AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO
PARCERIA COM AUTONOMIA
PROPOSIÇÕES DO PLANO DE AÇÃO
Unidade Escolar: | |
Título da Ação: | |
Categoria da ação (registrar a letra correspondente): | Abrangência da ação ( ) Geral ( ) Específica |
Objetivo da Ação (Descrição): |
ESTE É UM ROTEIRO PARA O PREENCHIMENTO DAS PROPOSIÇÕES DO PLANO DE AÇÃO (SEU PREENCHIMENTO DE MANEIRA CUIDADOSA É FUNDAMENTAL)
AS PROPOSIÇÕES DO PLANO DE AÇÃO TÊM COMO OBJETIVO O PLANEJAMENTO E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SESC COM AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS.
1) NO CAMPO “Unidade escolar” DEVE SER PREENCHIDO O NOME DA ESCOLA DO PROPONENTE DA AÇÃO.
2) O CAMPO “Título da Ação” DEVE SER PREENCHIDO COM O NOME DADO PARA A AÇÃO.
3) NO CAMPO “Categoria da ação” DEVE CONSTAR A LETRA CORRESPONDENTE À CATEGORIA A QUAL A AÇÃO ESTÁ RELACIONADA.
a) Infraestrutura e condições materiais das escolas;
b) Formação inicial/continuada e condição de trabalho dos profissionais da educação;
c) Gestão democrática e participação da comunidade escolar;
d) Clima institucional, motivação e autoestima da comunidade escolar;
e) Material didático e acesso à leitura de livros pelos estudantes;
f) Atividades curriculares, práticas pedagógicas e metodologias de ensino;
g) Projeto político pedagógico elaborado e executado pelo conjunto da comunidade escolar;
h) Articulação da unidade escolar com outras instituições educacionais;
i) Relação da escola com a comunidade local.
j) Outra categoria
4) NO CAMPO “Objetivo da Ação” DEVE SER DESCRITO O MOTIVO PELO QUAL A AÇÃO FOI CONCEBIDA, OU SEJA, O QUE SE PRETENDE COM A IMPLEMENTAÇÃO DA AÇÃO E UMA PEQUENA DESCRIÇAO DA MESMA.
5) NO CAMPO “Abrangência do Projeto” DEVE SER MARCADO O ÍTEM “Geral” QUANDO A AÇÃO PROPOSTA ESTIVER RELACIONADA À IDEIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS E “Específica” QUANDO A AÇÃO ENVOLVER APENAS A SUA ESCOLA.
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