QUEM SOMOS
A Escola SESC de Ensino Médio busca o desenvolvimento pleno do aluno em todas as dimensões de sua realização pessoal, compartilhando vivências e culturas. O propósito transformador da escola fundamenta-se na excelência acadêmica, na ética do trabalho e na autodisciplina. Curiosidade intelectual, aprendizado em tempo integral, desenvolvimento físico, criatividade, pensamento crítico, troca de idéias e respeito às diferenças individuais e coletivas fundamentam as práticas pedagógicas.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CONVITE PARA GT DO DIA 28/06


          A Escola SESC está desenvolvendo um Programa com as Escolas Públicas de Ensino Médio. A primeira iniciativa foi o “Encontro das Escolas Públicas”, nos dias 14 e 28 de maio, que contou com a participação de mais de 120 pessoas de dez escolas públicas estaduais. Posteriormente, foi organizado um Grupo de Trabalho (GT ampliado), com reuniões mensais, para o planejamento e execução do Programa de forma descentralizada e com representação das escolas. Para iniciar as atividades do GT ampliado, realizamos uma reunião no dia 7 de junho, das 17h às 19h, na Escola SESC de Ensino Médio (Av. Ayrton Senna), com a participação de 33 pessoas de cinco escolas envolvidas no Programa.
        Nesse sentido, convidamos a comunidade escolar para a próxima reunião do GT ampliado a ser realizada no dia 28 de junho, das 17h às 19h, no CAIC Theóphilo de Souza Pinto (Praça do Terço -Nova Brasília, S/N).
       Seguem informações e orientações:
a)      O GT ampliado é um espaço aberto para proposições e reflexões sobre o Programa, com acesso livre para gestores, professores e estudantes das escolas públicas estaduais;
b)      A Unidade Escolar que desejar participar do GT ampliado deverá manifestar sua adesão (email: artexes@gmail.com) e ter, no mínimo, uma representação composta por um gestor, um professor e um aluno;
c)      Para a reunião do GT, no dia 28 de junho, a Unidade Escolar poderá indicar livremente, sem número definido, os nomes de seus representantes. Essa indicação deverá, também, ser encaminhada, até o dia 27 de junho, para o email:  artexes@gmail.com;
d)     As Proposições do Plano de Ação do Programa SESC devem ser elaboradas conforme documento orientador em anexo;  
e)      A reunião do dia 28 de junho terá com pauta:
     . Apresentação síntese das Proposições de Ações encaminhadas pelas unidades escolares;
     . Elaboração do Plano de Ação do Programa com as Escolas Públicas de Ensino Médio.
   
Atenciosamente,
Carlos Artexes Simões
Coordenador do Programa

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PROGRAMA SESC COM AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO
PARCERIA COM AUTONOMIA
DOCUMENTO ORIENTADOR PARA ELABORAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES DO PLANO DE AÇÃO

1)             Poderão elaborar proposições para o plano de ação do Programa: gestores, professores e estudantes das escolas que fizerem adesão ao Programa SESC com as Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio.
2)             As proposições elaboradas devem seguir o modelo abaixo e devem ser encaminhadas ao Comitê Gestor (email: artexes@gmail.com) até o dia 27 de junho e, se possível, antes desta data.
3)             Sugerimos que as proposições sejam, inicialmente, debatidas com a comunidade escolar e, posteriormente, encaminhadas ao Comitê Gestor.
4)             Quaisquer dúvidas sobre a elaboração das proposições poderão ser esclarecidas por email (artexes@gmail.com).
5)             O Comitê Gestor organizará as proposições das escolas e encaminhará uma síntese das ações apresentadas antes da reunião do dia 28 de junho.


Contamos com a sua parceria neste Programa!
Comitê Gestor

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PROGRAMA SESC COM AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO
PARCERIA COM AUTONOMIA
PROPOSIÇÕES DO PLANO DE AÇÃO

Unidade Escolar:                                                     
Título da Ação: 
Categoria da ação (registrar a letra correspondente):
Abrangência da ação

(     ) Geral
(     ) Específica

Objetivo da Ação (Descrição): 


ESTE É UM ROTEIRO PARA O PREENCHIMENTO DAS PROPOSIÇÕES DO PLANO DE AÇÃO (SEU PREENCHIMENTO DE MANEIRA CUIDADOSA É FUNDAMENTAL)

AS PROPOSIÇÕES DO PLANO DE AÇÃO TÊM COMO OBJETIVO O PLANEJAMENTO E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SESC COM AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS. 

1)      NO CAMPO “Unidade escolar” DEVE SER PREENCHIDO O NOME DA ESCOLA DO PROPONENTE DA AÇÃO.

2)      O CAMPO “Título da Ação” DEVE SER PREENCHIDO COM O NOME DADO PARA A AÇÃO.

3)      NO CAMPO “Categoria da ação” DEVE CONSTAR A LETRA CORRESPONDENTE À  CATEGORIA A QUAL A AÇÃO ESTÁ RELACIONADA.
a)   Infraestrutura e condições materiais das escolas;
b)      Formação inicial/continuada e condição de trabalho dos profissionais da educação;
c)      Gestão democrática e participação da comunidade escolar;
d)     Clima institucional, motivação e autoestima da comunidade escolar;
e)      Material didático e acesso à leitura de livros pelos estudantes;
f)       Atividades curriculares, práticas pedagógicas e metodologias de ensino;
g)      Projeto político pedagógico elaborado e executado pelo conjunto da comunidade escolar;
h)      Articulação da unidade escolar com outras instituições educacionais;
i)        Relação da escola com a comunidade local.
j)        Outra categoria

4)      NO CAMPO “Objetivo da Ação” DEVE SER DESCRITO O MOTIVO PELO QUAL A AÇÃO FOI CONCEBIDA, OU SEJA, O QUE SE PRETENDE COM A IMPLEMENTAÇÃO DA AÇÃO E UMA PEQUENA DESCRIÇAO DA MESMA.
5)      NO CAMPO “Abrangência do Projeto” DEVE SER MARCADO O ÍTEM “Geral” QUANDO A AÇÃO PROPOSTA ESTIVER RELACIONADA À IDEIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS E “Específica” QUANDO A AÇÃO ENVOLVER APENAS A SUA ESCOLA. 


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