QUEM SOMOS
A Escola SESC de Ensino Médio busca o desenvolvimento pleno do aluno em todas as dimensões de sua realização pessoal, compartilhando vivências e culturas. O propósito transformador da escola fundamenta-se na excelência acadêmica, na ética do trabalho e na autodisciplina. Curiosidade intelectual, aprendizado em tempo integral, desenvolvimento físico, criatividade, pensamento crítico, troca de idéias e respeito às diferenças individuais e coletivas fundamentam as práticas pedagógicas.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Avaliação do Programa - Artexes

Prezados(as)

Inicialmente gostaria de dividir o sentimento de satisfação de estar construindo coletivamente um programa relevante para o desenvolvimento de um ensino médio de qualidade para a juventude brasileira.

Iniciar cautelosamente e nas pequenas ações com uma atitude dialógica respeitando cada unidade escolar demonstra o compromisso com os princípios mais sagrados da educação emancipadora.

As visitas realizadas nas Escolas (Stella Matutina/Tanque, Pedro Aleixo/Cidade de Deus,Vicente Januzzi/Barra, Adalgisa Monteiro/Rio das Pedras, Doutor Ulisses Guimarães/Curricica e Eduardo Mondlane/Gardênia) apesar de rápidas e despretensiosas foram, no meu ponto vista, extremamente significativas e de grande aprendizagem para todos os participantes. Acertos e erros fazem parte desta caminhada. Considero que a estratégia de "ouvir para planejar" e a atitude sem arrogância assumida pelo SESC de não levar um  'pacote fechado" de ações para ajudar as escolas foi realizada com sucesso e poderemos colher frutos deste inicio positivo. Cada unidade escolar visitada é única e carrega sua singularidade. Em geral fomos bem acolhidos (com alguma desconfiança natural) e devemos apostar na força das pessoas envolvidas para realizar o nosso objetivo comum de desenvolvimento e fortalecimento da educação realizada em cada escola envolvida.

Quanto a estrutura organizada pelo SESC de criação do Comitê Gestor, do GT e as importantes ferramentas de comunicação eletrônicas considero também uma boa iniciativa e realizada com êxito, mas que deve ser aprimorada no processo.

A reunião do GT realizada ontem (26/04) conforme programação merece uma analise específica:


a)      É preciso iniciar a reunião no tempo programado e garantir um horário adequado para a pauta prevista;
b)      O Comitê Gestor deve designar uma pessoa para coordenar (de preferência em rodízio) cada reunião do GT;
c)       As proposições apresentadas no GT foram significativas e as diversas opiniões devem ser acolhidas, mas na reunião devem ser refletidas e registradas as contribuições e não tomar decisões sobre o assunto;
d)      No caso do assunto de pauta da reunião (Encontro das Escolas) registro importantes contribuições: O cuidado de não utilização do final de semana para as atividades do programa de modo a valorizar os profissionais envolvidos, a redefinição do tempo das atividades propostas e a busca de objetividade nas atividades programadas.
Conforme acordado estarei encaminhando ainda hoje uma proposta preliminar para os grupos  de trabalho (15/05). Também como ficaram acertadas as contribuições para o Encontro deverão ser encaminhadas para o Comitê Gestor que na sua próxima reunião (03/05) decidirá definitivamente a programação e organização do Encontro.

Saudações
Artexes

Nenhum comentário:

Postar um comentário