Prezados(as)
Conforme acordado estou encaminhando uma proposta preliminar para organização dos Grupos de Trabalho do Encontro das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio (RJ).
1) Horário dos Grupos de Trabalho (9h30m a 12h30m / 2º dia do Encontro).
2) Nº de grupos: 07 (sete) grupos de 17 ou 18 pessoas.
3) Formação dos grupos: Realizada previamente após receber das escolas a confirmação dos participantes (inclusive da escola SESC). A proposta é garantir a participação de gestores, técnicos, professores e estudantes de diversas escolas em cada grupo.
4) Coordenação dos Grupos: Professores e Estudantes da escola SESC.
5) Tema geral: A Escola que queremos (concepções e proposições).
6) Objetivos:
a. Explicitar uma reflexão conjunta sobre a escola de ensino médio que queremos desenvolver a partir da escola que temos;
b. Elaborar proposições sobre "o que" e "como" as Escolas participantes podem realizar para colaborar na construção da escola que queremos.
7) Perguntas Orientadoras para os grupos:
a. Quais os nossos princípios educacionais e referências conceituais para a Escola de ensino médio de queremos desenvolver?
b. Quais são os elementos fundamentais para construir uma escola de ensino médio que queremos a partir da escola que temos?
c. Quais nossas proposições gerais para melhorar a escola que temos?
d. Que ações concretas podemos fazer entre as nossas Escolas para fortalecer nossa prática pedagógica e a formação integral dos estudantes?
e. Que proposições podemos elaborar e para quem encaminhar indicações de ações que não podemos realizar somente entre nós?
Solicito que proposta seja encaminhada ao GT para criticas e contribuições para decisão do Comitê Gestor na próxima reunião (03/05).
Atenciosamente
Artexes
Prezado Artexes,
ResponderExcluirFelicito-o pela síntese construída. Ela reflete a experiência exitosa que se inicia com as Escolas Publicas do entorno. Penso que devemos considerar o dito e o não dito dessa experiência, com um olhar atento e investigativo, buscando compreender as demandas reais que emergem em cada unidade escolar. Esse trabalho desenvolvido por nos tem alguns pilares, dos quais destaco a construção coletiva, a criação de estratégias que potencializem os educadores/discentes e a valorização das escolas como locus de transformação de praticas e conceitos pedagógicos. Em síntese corroboro integralmente com as premissas por você elencadas, reiterando minha esperança de que dias melhores virão na/para a escola brasileira.
Antonio Viveiros
Prezados,
ResponderExcluirGostei muito das perguntas orientadoras. Acho que deste modo conseguimos um pouco mais de objetividade, sem engessamentos. Acho que podemos fazer o mesmo para o dia da "escola que temos". Assim, criamos um referencial básico.
Penso que para o dia da "escola que temos", podemos indicar que os participantes façam um exercício de descrever a escola não somente a partir dos aspectos negativos, ou daquilo que falta. Mas que também relatem experiências e ações que tenham dado certo. Para isso, seria interessante algumas questões norteadoras. Por exemplo:
1.Quais experiências ou ações (pedagógicas, administrativas ou gestoras) que marcaram a escola e poderiam servir de exemplo para nós?
2.Sua escola já teve experiência de articulação com outras escolas/ instituições/ agências? Como foi essa experiência? Podemos utilizá-la como referência em algum aspecto?
3.Na sua opinião o que leva à falta de articulação das escolas entre si e das escolas com outras instituições? Como podemos fazer para mudar esse cenário? (a última pergunta pode ser para o dia da "escola que queremos")
4.Como acontece em sua escola a articulação com as famílias dos alunos? E com a comunidade?
5.Qual foi a experiência mais problemática que sua escola já passou? Foi resolvida? Como?
6.O que poderia melhorar em sua escola? Por quê?
Acredito que também seria interessante que traçassemos um perfil básico dos integrantes de cada escola que participarão do encontro (ocupação; há quanto tempo trabalha na escola; formação; tempo que exerce a profissão; idade; faixa de renda (?); bairro onde mora; se trabalha em outros lugares e com o que trabalha etc)
Outra pergunta que acho importante é: qual a sua expectativa em relação a esse encontro e a esse projeto?
Podemos conversar mais sobre as perguntas. Essas foram somente algumas sugestões.
Renata Salomone