QUEM SOMOS
A Escola SESC de Ensino Médio busca o desenvolvimento pleno do aluno em todas as dimensões de sua realização pessoal, compartilhando vivências e culturas. O propósito transformador da escola fundamenta-se na excelência acadêmica, na ética do trabalho e na autodisciplina. Curiosidade intelectual, aprendizado em tempo integral, desenvolvimento físico, criatividade, pensamento crítico, troca de idéias e respeito às diferenças individuais e coletivas fundamentam as práticas pedagógicas.

sábado, 28 de maio de 2011

Relatório Grupo D

GRUPO D

 Há representantes de quase todas as escolas (Brigadeiro, Mochon, CIEP Ayrton Senna, Antônio Maria e Januzzi).
 O ensino médio é um período fundamental para a formação de um aluno cida-dão; esta preparação para o exercício da cidadania deve ser considerada o princípio do Ensino Médio.
 ENSINO MÉDIO VOCACIONADO PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS COMO CIDADÃOS.
 Menciona-se a filosofia de Edgar Morin, poli e transdisciplinaridade.
 Grande problema: distorção idade-série.
 A melhoria pode ser observada a partir do momento em que a relação aluno-escola (espaço externo/espaço interno) ocorre de maneira não dicotômica – há integração entre os diversos aspectos.
 A metodologia de aplicação do conteúdo é de suma importância e deve ser dar de maneira que o aluno se sinta parte disso.
 Deve-se levar em consideração a importância para o ensino médio, não apenas como formação intelectual, mas também, pois é um período de consolidação do indiví-duo, biologicamente.
 O ensino médio deve ser um período em que ocorre a transdisciplinaridade, uma vez que é uma etapa vocacionada a formação dos indivíduos.
 Valores norteadores da formação plena do aluno:
• Ética.
• Cidadania.
• Respeito.
• Comprometimento.
• Responsabilidade.
• Tolerância.
 É necessária dualidade na relação aluno-professor. Deve-se entender que o pro-fessor não é superior, o estudante pode e deve expor seu ponto de vista. Ambos apren-dem desse modo. [CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO EM SALA DE AULA]
 É interessante que as salas de aula – como espaço físico – tenham características que proporcionem ao aluno reconhecimento, pois esse processo facilita o aprendizado.
 É importante que o aluno de ensino médio se forme capacitado para fazer uma análise crítica das informações – uma vez que diariamente o mesmo é exposto à uma enxurrada dessas.
 ENFASE NA FORMAÇÃO DE UM ALUNO CRÍTICO E REFLEXIVO – FORMAÇÃO EM CONJUNTO EM SALA DE AULA.


 Foi sugerida, ao observar o vídeo sobre a escola, a instituição de um projeto entre as escolas com a nossa. Esse aconteceria de modo que as diversas instituições se comunicassem – seus alunos – por meio de cartas. Desse modo desenvolve a escrita dos alunos, além de resgatar um modo de comunicação já escasso.
 Mobilização do transito de pessoas a partir dos espaços (teatro, por exemplo).
 Há um projeto no colégio Antônio Maria Teixeira Filho em que os alunos assu-mem todas as funções burocráticas da escola por um dia (desde a direção até a cozinha). Acredito que um projeto como esse poderia e seria de grande valia se aplicado à nossa escola (projeto aluno diretor).
 Replicação do projeto de sustentabilidade do Colégio Mochon (pedido por garra-fas d’água, evitando o consumo de copos de plástico; reutilização de óleo de cozinha, etc.).
 Intercâmbio dos projetos de sustentabilidade e demais. Criação de uma rede que integra os diversos projetos das escolas, como uma semana de sustentabilidade com integralização de alguns projetos e etc.
 Os diversos aspectos da educação – como os esportes, cultura, linguagens - po-dem servir de veículos para a integração entre as diversas instituições presentes.
 Proposta: instituição de grêmios estudantis em outras escolas, porém isso pode acontecer com um intercâmbio entre o grêmio da nossa escola – já constituído – e os alunos das demais, visando formação ideológica do significado desta representação den-tro da escola.
 A proposta das monitorias de disciplina foi muito bem recebida, contudo foi também mencionado a dificuldade na instituição deste projeto – um pouco por falta de interesse dos próprios alunos, um pouco por estruturação, de maneira geral, etc.
 Houve sugestão da instituição do projeto social nas escolas – pois isso auxilia na formação do cidadão.
 Criação de um clube do leitor – em que os alunos criaram um próprio acervo e se fizeram responsáveis por sua gerência, essa relação direta aluno-aluno facilita a pre-servação deste.
 Habilitação de espaços simples para utilização no ensino (como um laboratório simplificado, por exemplo).
 Instituição de ‘cooperativas’ de pais que possibilitassem a capacitação profissio-nal dos alunos e dos próprios responsáveis. Esse processo facilita a escolha de uma pro-fissão e integra os pais com o sistema de educação (mescla do profissionalizante com o pedagógico).

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