Relato – Encontro com as escolas públicas – Grupo C -28/05/2011
A) Quais os princípios educacionais e referências conceituais para a escola de ensino médio que queremos desenvolver?
- A escola precisa se transformar num lugar de efetiva aprendizagem acadêmica. Levando isso a uma relação de causa e conseqüência, os educadores se viriam mais motivados após a “transformação do espaço”.
- A escola precisa ter como práticas educacionais análises e explanação de projetos de vida: moral e profissionalmente falando. O aluno precisa visualizar e almejar uma possibilidade de futuro. Ou seja: orientar-se para vida. A escola como espaço de orientação.
- Importância do histórico: a instituição deve ser referência de orientação desde o princípio da vida escolar.
- A necessidade da construção do sentimento de pertencimento do aluno à comunidade escolar. Isso pode ser construído através de projetos que estimulem os alunos e tais projetos devem ser desenvolvidos pelos próprios alunos.
• O que contribui para o desinteresse dos alunos e a pequena produtividade? Pontos levantados durante a discussão:
- Os alunos não possuem motivação e estímulos para a realização de trabalhos e provas. Descompromisso com a educação por parte dos mesmos.
- Os outros interesses exteriores canalizam toda a atenção dos jovens. Não há um foco específico para a sala de aula.
- Há um distanciamento entre aquilo que se propõe e aquilo que eles estão dispostos a aprender.
- Os alunos entendem a escola como um espaço social de convívio e troca e não necessariamente de aprendizado.
- Pessoas desinteressadas contribuem para o desinteresse dos demais.
- Professores trabalham muito e com poucos recursos.
- Número excessivo de alunos em sala de aula.
- Os alunos não almejam um projeto de vida, portanto, não há um motivo para que os mesmos freqüentem salas de aula.
B e C) Quais nossas proposições gerais para melhorar a escola que temos?
- Estrutura escolar adequada para ambos os lados. Tanto física quanto pedagógica.
- É necessário que os professores se conheçam e produzam os planejamentos juntos. E é necessário tempo de trabalho voltado para que isso aconteça.
- Equipes interdisciplinares de profissionais capazes de visualizar e propor soluções para questões do campus escolar.
D) Que ações concretas podemos realizar na nossa escola e conjuntamente entre nossas escolas para fortalecer nossa prática pedagógica e a formação integral dos estudantes?
- Estabelecer contato com as escolas para que possamos trazer os alunos para as atividades culturais propostas pela Assessoria de Cultura da Escola SESC.
- Palestras, oficinas e encontros para pais e alunos, cujos temas contemplariam necessidades da comunidade, como por exemplo:
• Sexualidade
• Meio ambiente
• Política
• Empreendedorismo
- Discussão dos pontos apresentados na Agenda 21: uma série de compromissos que devem acontecer regularmente. Nos quais aconteceriam atividades, projetos, oficinas e demais ações onde o indivíduo, o outro e a comunidade são objetos da pauta.
- Desenvolver projetos sociais em conjunto. Ex: Escolinhas de esporte com monitores da Escola Brigadeiro Schorcht e da Escola SESC.
E) Que proposições podemos elaborar e para quem encaminhar indicações de ações que não podemos realizar somente entre nós?
- Legislação voltada para um limite de alunos em sala de aula visando à melhora da qualidade de ensino. Tal proposta deve ser levada para órgãos e funcionários públicos para que essa seja uma responsabilidade governamental.
- Aproximação da família com a escola:
• Solicitar o apoio da família para um acompanhamento eficiente do processo educacional.
• Maior contato entre a escola e família.
• Orientação para família com freqüência e regularidade.
O GT Estendido reúne educadores que buscam soluções inovadoras para os problemas consequentes das adversidades locais. O grupo busca construir coletivamente estratégias voltadas para ações educativas e transformadoras que possibilitarão aos estudantes a integração no mundo contemporâneo em suas dimensões fundamentais.
A Escola SESC de Ensino Médio busca o desenvolvimento pleno do aluno em todas as dimensões de sua realização pessoal, compartilhando vivências e culturas. O propósito transformador da escola fundamenta-se na excelência acadêmica, na ética do trabalho e na autodisciplina. Curiosidade intelectual, aprendizado em tempo integral, desenvolvimento físico, criatividade, pensamento crítico, troca de idéias e respeito às diferenças individuais e coletivas fundamentam as práticas pedagógicas.
sábado, 28 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário