a) Princípios educacionais e referências conceituais
Princípios Educacionais
Leitura e escrita .
Formação do aluno leitor e escritor; um aluno pensante, reflexivo, que seja capaz de interferir e transformar a realidade e as relações entre as pessoas.
Ensino-aprendizagem de forma contextualizada, com os conceitos sendo construídos pelo aluno e pelo professor.
Princípios democráticos e promover a Escola Aberta
O aluno se sentir parte integrante do processo, para que ele se sinta parte fundamental da sociedade.
A instituição ser autônoma para construir seu currículo.
Acesso de todos ao conhecimento.
O Conceito de cidadania, envolvendo os valores éticos e morais.
Formação de alunos líderes para que eles tenham liberdade e iniciativa.
Necessidade de uma equipe pedagógica para organizar o planejamento na escola.
Comprometimento do professor em relação ao seu trabalho.
Uma Escola igualitária
Referências Conceituais
Contribuições de Paulo Freire
Escola viva, diálogo, construção do conhecimento, respeito à vivência do aluno.
A pedagogia de Jesus
Conceitos de amor, compaixão, solidariedade, de resgate da dignidade humana, liderança servidora.
Conceitos de alteridade, de justiça, de transformação.
b) Elementos fundamentais
Infra-estrutura, valorização e atualização do professor, comprometimento do aluno e do professor, segurança no entorno, organização escolar, participação da família, tempo de aula, vínculo afetivo.
c) Ações concretas na escola e entre as escolas
Formação de grupos de alunos do SESC para levar às escolas a tecnologia que possa contribuir com os projetos que possam ser desenvolvidos.
Maior convivência dos alunos das Escolas Públicas e os alunos da Escola do SESC.
Um debate entre os alunos para ações posteriores, como, por exemplo, como fazer uma produção de vídeo.
Criar redes de comunicação, de capacitação (oficinas com alunos) e de consórcio.
Promover discussão entre alunos e professores sobre metodologia.
Visita à Fábrica Cogumelo, que trabalha com material reciclado pagando caro pela matéria-prima, devido ao número de atravessadores, para promover a coleta na escola (o que vai gerar uma fonte de recursos), contribuindo, assim, com a questão da sustentabilidade.
Criação de um blog da Parceria Escola SESC/ Escolas Públicas, sob a responsabilidade de uma comissão de alunos, para a divulgação das ações concretas
Divulgação do blog, no site da SEEDUC.
d) Ações para a Secretaria de Educação
Estender a carga horária dos alunos
Honrar o pagamento da GLP dos professores que, todos os anos, são injustiçados com a falta de pagamento das horas extras trabalhadas, especialmente, no final do ano.
Dificuldade de transporte dos alunos aos sábados.
Necessidade de monitoria para o processo de ensino-aprendizagem.
Prática de esportes, aos sábados, na Escola SESC.
Criação de um Projeto em relação à problemática do lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário